Periquito australiano: suas principais curiosidades

Olá amigos e amigas tudo bem, eu sou o Dr. Viana e estarei junto a vocês duas vezes por semana, para trazer novidades sobre PETS.

Com certeza uma das espécies mais requisitadas e amadas atualmente é a de periquitos australianos. Antigamente era uma espécie que poucas pessoas domesticavam, mas que hoje ganhou um campo extenso no mercado de vendas, concorrendo com os cães e gato. Por esse motivo no post de hoje você poderá aprender muito sobre eles e conhecer algumas curiosidades que poucas pessoas fazem juízo (sabem). Conheça a seguir as principais curiosidades sobre o periquito australiano.

Começamos falando da origem dessa pequena, mas bela espécie. Como o próprio nome já diz, essa espécie se originou na Austrália, mesmo sendo considerado praticamente brasileiro.

Essa espécie é também chamada de periquito comum.

Qual a cor original do periquito australiano?

Curiosidades sobre o periquito australiano

Como muitos sabem o periquito australiano pode ser encontrado em diferentes cores, porém de acordo com dados científicos esse acontecimento está relacionado às mutações genéticas. A cor original do periquito australiano é de fato o verde.

O principal fator diante as mutações genéticas é o cativeiro. Algo também relacionado à sua cor é de fato a maneira mais convencional de descobrir o gênero correto do periquito. Veja:

O periquito australiano tem uma maneira de percepção quanto ao seu gênero completamente diferente da maioria das espécies. Para descobrir o gênero (Fêmea ou macho) tentar averiguar as partes genitais do animal será algo desnecessário.

Na verdade a averiguação deve ser nas narinas. Averigue. As fêmeas têm coloração rosada ou completamente marrou, já as narinas dos machos têm a coloração azulada.

O periquito australiano pode tomar banho?     

Curiosidades sobre o periquito australiano

Ao contrario do que muitas pessoas acreditam não é proibido ou errado dar banhos em um periquito australiano. Na verdade o periquito australiano gosta de estar em contato com a água, principalmente em dias de calor.

Você pode optar por colocar uma pequena vasilha com água dentro da gaiola. Algo que poderá ajudar em sua saúde. Vale lembrar que relacionado à sua saúde também está o cálcio. Muitos perguntam se é indicado que o periquito australiano o ingira.

Sim, é indicado que as aves como o periquito australiano tenham muito cálcio no organismo. De preferência coloque pedras de cálcio dentro da gaiola.

Tais pedras de cálcio podem ser encontradas facilmente em um pet shop ou até mesmo em um mercado.

Comportamentos do periquito australiano?

Os animais dessa espécie são bastante ativos e alegres, têm uma boa convivência e também se adaptam facilmente às crianças.

Se você deseja domesticar essas belas aves com certeza você não se arrependerá. São fáceis de cuidar e têm uma alimentação saudável e econômica. Um periquito australiano na maioria das vezes se alimenta apenas de diferentes sementes (não restrito unicamente esse fator, já que em alguns casos podem comer comidas como: milho, verduras, pães, entre outros…). Além disso, um casal de pássaros como estes raramente têm problemas na procriação, basta ser colocado separadamente uma gaiola (com um ninho) que em poucas semanas poderá haver vários filhotes. Um casal tende a ter de quatro a seis ovos em uma única vez.

Algo também relacionado ao comportamento é a fala, principalmente quando o animal associa o dono a alguém de sua espécie. Veja:

Uma das curiosidades mais peculiares é com certeza a fala. Assim como os papagaios um periquito australiano também tem a capacidade de falar, porém ele requer muito mais treinamento do que o papagaio.

Uma vez que tenha a intenção de ensina-lo a falar deverá ir até o final sem desistência. Pode parecer complicado, mas é possível.