Caixa de areia para gatos – O que saber antes de comprar

Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana, do Hospital Veterinário Granja Viana! Ao adotar um gatinho precisamos cuidar de diversos pontos diferentes, um deles é a caixa de areia para gatos.

Pode parecer simples, só precisamos pegar uma caixa e colocar areia sanitária dentro dela. Mas é preciso analisar alguns outros fatores, como o tamanho da caixa, a quantidade de gatos e até o ambiente onde a caixa vai ficar.

Confira alguns dos principais fatores a serem considerados na hora de escolher uma caixa de areia para gatos.

Tamanho e local da caixa de areia para gatos

É preciso considerar bastante o tamanho e o local da caixa. No quesito tamanho é melhor pecar para o excesso do que pela falta. Uma caixa muito pequena ou muito rasa pode ser bem desconfortável para o felino.

Da mesma forma, é importante deixar a caixa em um lugar de fácil acesso. Ninguém merece ter que se sacrificar para chegar ao banheiro quando está apertado, não é? O mesmo serve para os gatinhos.

Lembrando que os felinos não suportam a caixa de areia perto da ração. Nunca coloque uma perto da outra.

Quantidade de gatos

A quantidade de gatos no ambiente também deve sempre pesar na hora de escolher a caixa de areia. O ideal é que haja uma caixa para cada gatinho, mas essa nem sempre é uma possibilidade. Outra opção é deixar uma caixa grande para cada dois gatos.

Porém, é importante lembrar que a caixa deve ser limpa pelo menos uma vez por dia (ela deve ser limpa mais vezes dependendo da quantidade de gatos na casa). A caixa de areia, quando não higienizada adequadamente, pode causar infecções e diversas alergias nos animais, incluindo nos órgãos genitais, o que pode ser perigoso.

Caixa de areia aberta ou fechada

Existem dois tipos de caixa de areia, a aberta e a fechada. Cada uma tem a as suas vantagens e desvantagens, por isso é importante escolher bem qual o melhor modelo.

A principal vantagem da caixa de areia para gatos aberta é que é bem fácil de limpar e ocupa menos espaço vertical, encaixando em espaços menores. Já a caixa fechada, que possui uma cobertura, é melhor para gatos que fazem muita bagunça com a areia.

Em ambientes fechados, a caixa com cobertura pode ser mais vantajosa por segurar parte do cheiro das necessidades dos animais (este aspecto depende mais da qualidade e das propriedades da areia). Porém, a caixa fechada dá mais trabalho para ser limpa, além de ocupar mais espaço do que a caixa aberta.

Gostou das nossas dicas? Não se esqueça de compartilhar com os amigos que também possam ter estas dúvidas!

E se você precisa do melhor atendimento veterinário em Granja Viana e região, conte com a clínica veterinária 24h Granja Viana! Temos o melhor atendimento e profissionais altamente treinados para atender você e o seu bichinho da melhor forma possível. Venha nos conhecer!