Shar-pei: Você conhece essa raça?

Shar-pei: Você conhece essa raça?Olá…. Tudo bem? Hoje voltamos contando tudo sobre animais. Nada melhor do que voltar a citar incríveis raças de cães. Assuntos agradáveis para começar a semana são evidentemente os melhores, não é mesmo?

Os cães não apenas conquistam nossos corações, mas também são grande destaque no mercado, nacional ou não. Algumas raças são conhecidas por serem deslumbrantes. Alguns cães acabam por serem os reis e outras espécies acabam sendo esquecidas. Mas esse fator não está ligado somente ao luxo de ter um belo animal. Cada raça conta com uma incrível trajetória de sua existência. Quer conhecer a de nosso amigo Shar-pei? Veja a seguir:

Qual a origem do cão Shar-pei?

Shar-pei: Você conhece essa raça?

Quem nunca ouviu falar dos mais lindos animais de características peculiares? O Shar-pei tem assim como quase todas as mais antigas raças de cães, origem chinesa.

Sua história está ligada a locais providos de muita liberdade, ainda que o mesmo fosse um animal adestrado para diversificadas tarefas, consideradas na época “perigosas”. Originalmente o mesmo era um animal de caça e luta, ainda que seu temperamento mostrava-se o contrário de tais atividades.

Ninguém sabe ao certo quantos anos o Shar-pei leva sua história em diante, o mesmo teria sido destaque anos antes de Cristo, porém essa raça teria uma discrição evidenciada por volta do século 13.

Seus ancestrais são completamente incertos, mas diante suas características físicas (em particular a língua rosada), muitas pessoas acreditam que o Chow-Chow tenha a mesma linhagem. Um fator incerto que carrega a crença de muitos pesquisadores.

A trajetória desse animal somente não é descrita com mais fatos diante a época a qual a China tornou-se comunista. Alguns dos registros foram perdidos de todo o histórico e a raça acabou por perder um pouco de sua essencial: sua história.

Como o Shar-pei passou a ser um animal de camponeses, acabou também cumprindo os papeis de guarda e guerreiro. Depois do comunismo podiam ser notados poucos cães. Algumas raças foram até mesmo dizimadas, dando fim a muitas linhagens peculiares.

Em 1973 alguns lugares da América foram alertados dos números baixos diante a espécime da raça. Por volta dessa época o Shar-pei começou a ser muito disputado. Os valores altos de cada filhote foram levados então em questão. Hoje essa é uma das raças mais raras do mundo.

Qual o temperamento do Shar-pei?

Shar-pei: Você conhece essa raça?

O Shar-pei mesmo que tenha sido um animal de luta é considerado muito afetuoso. Assim como grande parte dos animais ele é dócil e extremamente amoroso. Porém é uma raça canina extremamente reservada, optando sempre por serem extremamente cautelosos.

São desconfiados, sempre temendo. Esse fator os faz serem ainda mais independentes. Essa é raça que conquista com força, gratidão e muita ternura.

Já diante as características físicas o que se leva em questão além de ser uma das únicas raças de cães com a coloração da língua (rosada), é por certo a pelagem. A mesma é áspera e arenosa,

Lembramos que “Shar-pei” é um nome que significa “Pele de areia”.

         Gostou do post de hoje? Veja também: Ocicat: conhece tudo sobre essa raça?