Principais cuidados ao resgatar um animal de rua

Olá amigos e amigas dos animais, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana! Uma das melhores coisas que um ser humano pode fazer por um animal é resgatá-lo da rua quando ele mais precisa de um lar. Porém, é preciso saber ter alguns cuidados ao resgatar um animal de rua. É preciso assegurar que a sua segurança e a segurança do resgatado sejam garantidas.

Muitas vezes um animal de rua não está em uma situação tão complicada, por isso o resgate pode ser considerado uma adoção simples. Para esses casos, já falamos um pouco sobre algumas dicas para adotar cães e para a adoção de gatos.

Porém, em alguns casos o animal pode estar em situação de risco e é nesse tipo de resgate que vamos focar hoje.

 Cuidados ao resgatar um animal de rua

A primeira coisa a se fazer é garantir que o cachorro ou gato não apresenta nenhum risco para você ou para a sua família. Observe se o animal está agressivo ou se não apresenta sinais de doenças perigosas, como a raiva. Nesses casos é melhor tentar não realizar o resgate sem a ajuda de uma equipe com pessoas treinadas ou equipamentos de proteção.

Consulte um veterinário

O principal conselho é realizar um exame com um veterinário o quanto antes, preferencialmente antes de levar o cão ou gato para casa. Se já houverem outros pets na residência esse passo é ainda mais importante.

Um médico veterinário poderá observar se o animal precisa de algum tratamento emergencial ou até mesmo se há a necessidade de uma internação. O veterinário também vai poder instruir em cuidados especiais a serem tomados durante a recuperação.

Cuidado ao alimentar pela primeira vez

Muitas vezes um animal resgatado pode estar com sinais claros de desnutrição. A primeira coisa que a maioria das pessoas tentam fazer é oferecer um bom prato de ração. Essa não é uma má ideia, mas precisa ser executada com cuidado.

Quando um animal está sofrendo com desnutrição, se alimentar muito e rapidamente pode causar problemas graves. Entre os problemas o mais grave estão as torções gástricas que podem levar à morte.

Ofereça porções bem pequenas, junto com um pote de água. É recomendável que o pet resgatado se alimente assim até recuperar suas forças e começar a ganhar peso. Esse momento também é importante para criar confiança entre você e o animal. Por isso aproveite para dar bastante carinho a ele.

E se ele rejeitar a ração?

Pode ser que o cachorro ou o gato recusem a ração, principalmente se eles foram criados na rua a vida toda. Nesses casos é possível oferecer arroz branco cozido sem tempero e frango desfiado sem tempero. Isso com certeza vai abrir o apetite e ajudá-lo a ganhar força aos poucos para migrar para a ração.

Esses são os cuidados ao resgatar um animal de rua que você precisa tomar. Para ter ajuda veterinária profissional em qualquer situação, você pode contar com a clínica veterinária 24h Granja Viana.

Aqui você encontra serviços e soluções completos para garantir que o seu pet, resgatado ou não, tenha todo o apoio para uma boa qualidade de vida!