O que é o Verme do Coração? Como identificar a tratar o problema?

Olá amigos e amigas dos animais, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana do Hospital Veterinário Granja Viana e hoje vamos falar sobre uma condição muito séria, o Verme do Coração ou a Dirofilariose. Esta é uma doença que afeta principalmente os cães e pode ser fatal.

A doença afeta também outros animais, como os gatos e até os humanos, mas o seu principal hospedeiro são os canídeos, em quem eles causam muito mais danos para a saúde.

O que é o Verme do Coração?

O Verme do Coração é um parasita transmitido pelos mosquitos. Infelizmente são mais de 60 espécies de mosquitos transmissores da doença, sendo praticamente impossível gravar todos, mas basta saber que nossos animais precisam ser protegidos contra estas pragas.

A transmissão é feita exclusivamente pelo mosquito e pelo sangue do animal. Não há transmissão direta de cão para cão.

A Dirofilaria Immits é da mesma classe das lombrigas. Porém, ao invés de se alojarem no estômago dos animais, estes vermes vão para o coração, pulmões e vasos sanguíneos, causando danos em órgãos fundamentais para os seres vivos.

Os vermes se hospedam em um lugar bem específico do coração, o ventrículo direito, podendo chegar a um ponto de obstrução total, situação chamada de “síndrome caval”.

Os cães são os hospedeiros naturais do parasita. Ou seja, eles nascem, proliferam e continuam o seu ciclo de vida dentro do organismo do cão. Já os gatos não são hospedeiros comuns destes animais e eles não alcançam a vida adulta no organismo dos felinos. Porém, mesmo em etapas iniciais, ele já pode causar desconforto para o gatinho e também levar a morte.

Sintomas do verme do coração

A grande maioria dos animais infectados com a doença não apresenta nenhum sintoma. Alguns podem ter diminuição do apetite, perda de peso e apatia. Um dos sinais iniciais da doença também é a tosse.

Em casos mais avançados pode haver o acumulo de líquido no abdômen e fadiga durante exercícios e atividades moderadas. Porém, algumas vezes o cão pode morrer antes de demonstrar sinais claros da doença.

O diagnóstico deve ser feito através de uma série de exames que incluem exames de sangue, radiografias e ultrassonografias para determinar alterações no coração e pulmões.

Nos gatos os sinais da doença podem ser sutis ou bem dramáticos. Os sintomas podem incluir tosse, ataques parecidos com asma, vômitos periódicos, falta de apetite ou perda de peso. Em casos mais severos, os felinos podem passar por quadros de convulsão, dificuldades para andar e desmaios. Infelizmente, nos gatos o primeiro sinal em muitos casos é a morte súbita.

Tratamento e prevenção

Existem diversos métodos de tratamento e prevenção contra a Dirofilaria Immits. Porém, é fundamental entrar em contato com o seu veterinário para que ele te acompanhe durante ambos os procedimentos.

Nem todos os remédios preventivos e de tratamento podem ser usados por qualquer cachorro. Por isso, quando surgir qualquer dúvida ou suspeita, procure o seu veterinário de confiança.

Se você e o seu cachorro precisam de uma clínica veterinária 24h em Carapicuíba, Granja Viana e Cotia, pode contar com a gente!

O Hospital Veterinário Granja Viana tem uma equipe altamente treinada, e com os melhores equipamentos e uma estrutura completa para atender você e o seu melhor amigo.

Venha nos conhecer!