Meu gato não bebe água do pote, o que fazer?

Olá amigos amantes dos animais, tudo bem? Eu sou o Dr. Viana! Estou aqui mais uma vez para trazer informações importantes sobre os nossos bichinhos! Desta vez eu vou falar sobre os nossos amigos felinos. Você já deve ter tido a dúvida: “Meu gato não bebe água, o que fazer?”.

A primeira coisa que devemos entender quando o assunto é gatinhos e o hábito de se hidratar é que gatos são muito mais exigentes com a sua fonte de água e isso acontece também para a comida e para a caixa de areia. De forma geral, gatos são mais “chatos” com o que é oferecido a ele.

Portanto, gatos não gostam muito de beber água em potes, eles gostam de água corrente, geralmente de fontes ou de torneiras semiabertas. Isso pode estar atrapalhando o consumo de água do animal.

Outro fator importante é que gatos possuem um sistema de hidratação natural bem eficiente. Devido as suas origens evolutivas, os gatos são capazes de beber pouca água e ainda assim se hidratar bem.

Gatos também se hidratam com a comida, principalmente aquelas molhadas e em sache. Alimentar o gato de forma correta também ajuda na hidratação.

Como saber se o gato não bebe água

O importante é ficar de olho no seu bichinho, mesmo que ele não beba muita água (ou aparentemente não beba), se ele estiver saudável, não tem porque se preocupar, basta seguir algumas dicas que daremos para incentivar o bichinho a beber no pote.

Se o gato não bebe água e está apresentando sinais de desidratação, procure um veterinário imediatamente. Os principais sintomas da desidratação em gatos são:

  • Olhos encovados;
  • Exaustão (letargia);
  • Perda de apetite;
  • Batimentos elevados;
  • Respiração ofegante;
  • Constipação.

Como incentivar o gato a beber água no pote

Como dissemos, o seu gato pode estar bebendo água de outra fonte, já que eles preferem beber água corrente ao invés de água parada. Isso é uma questão de instinto, já que eles associam água parada a possíveis contaminações e doenças.

Caso você queira fazer com que o gatinho beba do pote ou de um lugar fácil de monitorar, existem algumas dicas que podem ajudar bastante.

Deixar o pote de água longe da comida e caixa de areia

Os gatos não gostam de beber água parada para evitar riscos de contaminações. Deixar a água perto da caixa de areia e do pote de ração pode intensificar este sistema de defesa do gato, fazendo com que ele se sinta muito menos inclinado a beber água naquele pote.

Sempre troque a água e deixe a vasilha limpa

Evite deixar que a água do pote fique quente ou suja. Procure trocar a água duas vezes por dia e de vez em quando, limpe o pote com água e detergente.

Outra dica legal é deixar potes em mais de um lugar da casa. Gatos são animais preguiçosos por natureza, se eles sentirem sede, mas não acharem nenhum pote por perto, eles podem acabar desistindo da ideia de beber água.

Tenha uma fonte

Esta é a maneira mais simples de incentivar o gatinho a beber água. Por gostarem muito de água corrente, a fonte é um método muito eficiente para ter certeza de que o animal vai beber água em casa.