O Galgo Afegão: principais curiosidades

Olá, tudo bem? No post de hoje você poderá conhecer as principais curiosidades sobre um dos cães mais famosos por sua beleza: O galgo afegão.

Você possui um gato e quer descobrir como ele ter 8 vidas ao invés de 7 vidas como muitos dizem? É possível aumentar a expectativa de vidas dos gatos? Pois sim, é possível: Clique aqui e veja como!

Considerada uma das raças caninas mais antigas do planeta o galgo afegão tem sua origem incerta, mas sua imagem está gravada em vários manuscritos antigos e seus desenhos foram encontrados nas cavernas da região de Balkh, no noroeste do Afeganistão que são datadas do ano 2200 a.C. Estes desenhos representam lebréis muito similares ao Afegão atual. Podemos dizer com firmeza que esse esplêndido animal deu origem a muitas raças que existem hoje. Mas ele só chegou a Europa quando Mc Kenzie, um oficial escocês levou um casal da raça em 1888.

Quais as principais características do Galgo Afegão?

O Galgo Afegão

Seu pelo é extremamente sedoso e longo, mas fino e por esse motivo deve ser escovado com frequência. Suas cores mais comuns são o negro, tricolor, preto com marrom, creme, avermelhado e também o albino, isto é um animal de pelagem branca claríssima. Seus olhos são triangulares com o focinho longo e na maioria das vezes escuro. Sua calda não é muito curta e de inserção baixa, com pelos escassos, terminando num elegante anel. O que dá uma aparência elegante quando o animal está andando ou correndo. A altura para os machos, varia entre 68,5 a 74 cm e para as fêmeas entre 60,5 a 68 cm, com um peso de 25 quilos para as fêmeas e 30 quilos para os machos. Suas principais funções são: companhia, pastor e caça. Deixando bem claro que o Galgo Afegão não é um cão de guarda.

Qual o temperamento do Galgo afegão?

O Galgo Afegão

 O galgo afegão pode ser uma ótima companhia por ser um animal dócil e corajoso, mas pelo seu grande porte, ele deve ser criado em lugares espaçosos, já que gosta de liberdade, por ser um tanto independente não é um cão que segue muitas regras. Não tente por limites, pois ele não irá obedecer. Outra característica é que ele não é muito afetuoso com estranhos, um cuidado a ser levado em conta quando se recebe muitas visitas. Muitas vezes ele pode ser teimoso até mesmo com seus donos e apesar de sua docilidade, em alguns momentos pode se mostrar reservado e mal-humorado, mas tudo vai depender de como ele for tratado. Como um cão de origem nobre, ele deve ser tratado como tal.

Quais os cuidados que devemos ter com o Galgo?

O Galgo Afegão

A manutenção dos pelos do galgo é exigente, precisa de três sessões de escovação por semana e um banho por mês em regiões frias. Ou uma vez por semana em lugares de clima tropical. Ele pode ser afetado por uma má formação das articulações do cotovelo ou pela displasia coxofemoral. É muito sensível às preparações químicas e pode desenvolver alergias a talcos shampoos e alguns tipos de alimentos. Também é sensível a anestesia, tranquilizantes e cortisona. Podem surgir problemas oftálmicos como catarata.  Por esse motivo é sempre bom levá-lo com frequência às consultas veterinárias, mesmo que aparente esteja tudo bem. Com uma saúde estável, esse animal pode viver de treze a quatorze anos.

Qual o preço de um exemplar da raça?

 

Os preços variam entre mil e oitocentos a quatro mil reais, no Brasil dependo da linhagem do animal. Exemplares europeus podem custar o triplo do preço, já que são vendidos em dólar. Mas para quem gosta de ter um animal exuberante o preço vale a pena.

Antes de terminar o artigo de hoje, o seu cachorro está impossível e você não sabe mais o que fazer? Neste guia você irá aprender como adestrá-lo resolvendo os seus principais problemas de comportamento. O guia foi desenvolvido no formato passo a passo sendo que todos os passos são ilustrados para a sua melhor compreensão. Neste guia você aprenderá como ensinar o seu cachorro a:  Fazer necessidades no lugar certo – parar de morder – prestar atenção em você – sentar – ficar – deitar – parar de latir – vir quando chamado – ficar junto ao seu lado – passear sem puxar a guia – passear sem guia Como resultado você terá um cão mais educado e feliz para viver com você! Quer saber mais? Clique Aqui