Diarreia em cães: Quando você deve se preocupar

Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana do Hospital Veterinário Granja Viana. A diarreia em cães é um acontecimento frequente e relativamente comum. Por isso é importante saber quando devemos nos preocupar com o animal ou leva-lo para o atendimento veterinário.

Para muitas doenças a diarreia pode ser o único sintoma e o diagnóstico precoce pode poupar o animal do desconforto e de outros riscos relacionados a doença. Porém, correr com o cachorro para o veterinário sempre que ele não está bem do estômago é desnecessário e nada prático.

Quando se preocupar com a diarreia em cães

Os tipos de  diarreia em cães que precisam de atenção veterinária imediata são:

  • Diarreia forte por mais de 48 horas.
  • Diarreia acompanhada de vômito, letargia e perda de apetite.
  • Dor abdominal demonstrada por cão na posição de oração (Com as patas da frente abaixadas e as de trás levantadas).
  • Cão ofegante, inquieto ou chorando constantemente.
  • Abdômen inchado ou claramente alterado.
  • Fezes na cor preta (pode ser um sinal de sangue no trato digestivo)
  • Sangue nas fezes (Lembrando que pouco sangue é normal).

Se o cachorro apresenta diarreia, mas não teve alteração nenhuma no comportamento ou a condição não passou de 48 horas, você provavelmente não precisa se preocupar. O animal pode estar apenas com o estômago incomodado com algo que ele comeu e o seu organismo vai lidar com isso de forma natural.

O que fazer para ajudar o cachorro

Diarreia em cães: Quando você deve se preocupar

O mais importante a se fazer é evitar dar qualquer medicamento para o seu animal sem consultar um veterinário antes. Principalmente medicamento humano, já que a maioria deles possui efeitos diferentes nos cachorros. Lembre-se que é sempre melhor pecar pelo excesso de cuidado.

Para cães que estão com diarreia, mas não apresentam outros sinais (e não são muito velhos ou muito jovens) a melhor coisa a se fazer é deixar o cachorro de jejum por 24 horas. Não dê nenhum alimento para ele durante este período, apenas água. Se o cachorro está vomitando, é velho e debilitado ou muito jovem, o melhor conselho é falar com o seu veterinário antes de realizar um jejum.

Depois de 24 horas provavelmente o cachorro não estará defecando tanto e já deve estar melhorando. Após a melhora é importante deixar o intestino descansar um pouco, alimente o animal com frango sem tempero e arroz branco, também sem tempero. Faça uma mistura de metade/metade. Esta é uma alimentação de fácil digestão e que não incomodará o animal. Alimente-o desta maneira por 5 dias antes de introduzir a ração novamente.

Em caso de qualquer dúvida sobre a diarreia em cães ou a suspeita de que o seu animal está sofrendo de algo grave, procure uma clínica veterinária de confiança.

Antes de terminar este artigo, o seu cachorro está impossível e você não sabe mais o que fazer? Neste guia você irá aprender como adestrá-lo resolvendo os seus principais problemas de comportamento. O guia foi desenvolvido no formato passo a passo sendo que todos os passos são ilustrados para a sua melhor compreensão. Neste guia você aprenderá como ensinar o seu cachorro a:  Fazer necessidades no lugar certo – parar de morder – prestar atenção em você – sentar – ficar – deitar – parar de latir – vir quando chamado – ficar junto ao seu lado – passear sem puxar a guia – passear sem guia Como resultado você terá um cão mais educado e feliz para viver com você! Quer saber mais? Clique Aqui

O Hospital Veterinário Granja Viana atende 24h em Carapicuíba e região, sempre com os melhores profissionais e procedimentos para cuidar da saúde do seu melhor amigo! Venha nos conhecer.