Dar osso para cachorro é perigoso?

Olá amigos dos animais, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana e hoje vamos falar sobre os cachorros e um hábito que não é tão saudável como o imaginário popular nos faz acreditar: Será que podemos dar osso para o Cachorro?

Vemos isso em filmes, desenhos animados e no dia a dia, sempre que sobra um ossinho damos ao cachorro. Muita gente sabe que devemos deixar os cães longe dos ossos de peru e da canela da galinha, porém, até os ossos maiores de boi e outros animais podem fazer muito mal. Existem diversos riscos de dar ossos aos animais, principalmente se estiverem cozidos.

Os riscos de dar osso para o cachorro

Os ossos podem causar desgaste na dentição, além de fraturas dolorosas e que atrapalham a qualidade de vida do cachorro. Os ossos cozidos desfiam e suas lascas podem causar diversos ferimentos na boca e na língua. As lascas também podem causar asfixia e bloqueio da traqueia.

Se engolidos, estes pedaços de ossos também apresentam riscos para o esôfago, estômago e trato intestinal do animal. Em qualquer momento da ingestão e digestão, a lasca de osso pode perfurar órgãos importantes, causando hemorragia interna.

Outro risco ao dar osso para o cachorro está no bloqueio estomacal, também causado pelos pedaços de ossos que podem ser engolidos. Esta é uma condição fatal e que requer cirurgia de emergência para ser solucionada.

Estes são os principais riscos dos ossos para os cães. Claro, não significa que se você der um osso a um cachorro ele vai apresentar estas complicações. Mas não vale nem um pouco à pena arriscar com os nossos melhores amigos, não é mesmo?

Recomendações ao dar ossos para cachorros

É possível sim dar ossos para os cães, mas é preciso seguir algumas recomendações importantes para evitar qualquer risco.

  • Ossos de frango são excelentes para cães (apesar da crença popular). Eles são mais fáceis de serem digeridos e até oferecem valores nutritivos aos animais. O osso de porco também é uma boa opção para os cães. Lembrando que os profissionais aconselham que o osso esteja sempre cru.
  • Leve em consideração o tamanho do osso em relação ao tamanho do cachorro. Ossos grandes apenas para cachorros grandes. Por mais que possa parecer inofensivo, dar um osso muito grande para um cão pequeno pode causar asfixia e outros problemas graves.
  • Evite dar ossos para cães que já estão na velhice. A mandíbula e sistema digestivo dos animais idosos não são mais tão fortes, por isso o osso pode ser ainda mais perigoso.

Estas são dicas de alguns profissionais de veterinária para dar osso para o cachorro. Porém, é altamente recomendado que você leve o animal para uma consulta na clínica veterinária para que o seu profissional de confiança possa informar se é viável ou não dar o petisco para o animal.

E lembrando, sempre que você precisar do melhor atendimento veterinário em Carapicuíba, Granja Viana e região, conte com a Granja Viana!

O Hospital Veterinário Granja Viana tem uma equipe profissional altamente treinada e os melhores equipamentos para cuidar do seu melhor amigo. Entre em contato com a gente e conheça mais sobre nossos serviços, você e o seu PET merecem!