Como evitar a mastigação constante em gatos

Olá amigos e amigas dos animais. Tudo bem? Aqui é o Doutor Viana do Hospital Veterinário Granja Viana. Hoje vamos falar sobre a mastigação constante em gatos, como podemos ajudá-los a não ter problemas com este comportamento e até como evitá-lo.

Existe uma miríade de razões que podem fazer um gato mastigar algo que não é nutritivo. Felinos mastigam quando estão entediados ou com excesso de energia. Os gatos estressados e ansiosos também usam a mastigação como uma técnica para se acalmar. Mastigar ou até mesmo comer objetos não nutritivos não é só um comportamento destrutivo, mas também pode prejudicar bastante a saúde do animal.

Por este motivo é importante evitar que o animal mastigue tudo que encontra. Até mesmo algo aparentemente como rasgar papel pode prejudicar a saúde do gato.

Como evitar a mastigação constante em gatos

Os gatos são bem eficientes em destruir papel e muitas vezes podem acabar destruindo documentos pessoais importantes. Além disso, enquanto pode ser um pouco divertido ver o gatinho correndo atrás de bolinhas de papel, se ingerido em alta quantidade, o papel pode levar o animal a morte.

Portanto, tente sempre evitar deixar papeis sem supervisão em cima de mesas ou estantes. Sempre guarde este tipo de material para evitar problemas.

O mesmo serve para caixas e encomendas. Acabou de receber uma encomenda? Guarde o pacote e a embalagem. Os gatos adoram este tipo de material. O cuidado deve ser redobrado quando há isopor no pacote, pois esse tipo de material pode ser fatal para gatos e até humanos.

Os gatos também são adeptos de pescar coisas no lixo, principalmente no lixo do banheiro. Esse é um comportamento que apresenta grande risco para o animal, tanto em questão de infecções quanto em relação a materiais perigosos, como o fio dental. Portanto, fechar bem os lixos é uma escolha sábia e uma atitude que deve ser adotada para o bem do seu animal.

Esses são cuidados básicos para evitar que o seu gato tenha problemas. Porém, para evitar a mastigação constante em gatos é preciso identificar o que está causando este comportamento e agir no problema.

Consultando ajuda veterinária

Em caso de dúvidas sobre o assunto, o melhor a se fazer é levar o animal até uma clínica veterinária. Um profissional da área poderá informar qual é o possível problema do animal e oferecer o melhor tratamento para que ele realmente melhore da condição primária.

Se você quer contar com o melhor atendimento veterinário em Cotia e Carapicuíba, venha conhecer o Hospital Veterinário Granja Viana! Temos uma equipe profissional altamente treinada para atender as suas necessidades e cuidar com todo o carinho do seu animal de estimação!