Como evitar brigas quando se adota um novo cachorro

Olá. Tudo bem? Meu nome é Dr. Viana e hoje estou trazendo uma dica excelente para evitar brigas quando um novo cãozinho é colocado dentro de casa!

Quem tem mais de um cachorro sabe que não é nada fácil manter a paz e a harmonia reinando dentro do quintal. Principalmente quando o assunto é tentar integrar um cachorro junto a cachorros que já estão acostumados com a casa.

Muitas pessoas que já possuem um animal gostam de adotar mais um para fazer companhia para eles, ou simplesmente para ter mais cães andando pela casa. Mas é sempre uma grande briga no começo.

Porém, existem algumas dicas simples que podem ajudar e muito nestas horas, garantindo mais tranquilidade para os donos e até mesmo para os bichinhos. Confira algumas manhas que você pode fazer para ajudar na adaptação de um cãozinho novo.

Como evitar brigas com um cão novato

A técnica do passeio

Esta é uma técnica bem interessante e que funciona na maioria das vezes. É importante entender que cães são animais territoriais e por isso brigam bastante quando estão em um ambiente conhecido.

Portanto, apresentar o novo cão ao antigo em um ambiente neutro pode ser muito menos traumático e trabalhoso.

A técnica é bem simples, basta levar o cão para passear e no caminho, já em um local diferente do que ele conhece, apresentar o cachorrinho que está entrando na família. Mantendo sempre uma distância segura, é claro.

A ideia é não parar para apresentar os animais e sim deixar com que o novo animal apenas “entre no passeio”, acompanhando o dono e o cão antigo pelo caminho. Quando os animais envolvidos já estiverem demonstrando cansaço, pare e deixe que todo mundo se cheire.

Está é uma técnica para evitar brigas que quase sempre funciona e que é bem simples de ser implementada.

Quando o cachorro é pequeno demais para um passeio

Se o cachorro novo for muito pequenino para encarar um passeio logo de primeira, o ideal é tentar introduzir ele em casa mesmo, mas ainda assim tentando fazer com que o cachorro mais velho se sinta especial.

Especialistas acreditam que o que aumenta o atrito entre os animais é o fato de que o primogênito se sente ameaçado a não ser mais o “queridinho” da família, portanto ele fica agressivo.

Tente sempre dar carinho ao mais velho quando o mais novo estiver perto, dê também biscoitinhos e outras coisinhas. Se possível, tente acostumar o cachorro com o cheiro do filhote antes da introdução.

Tente deixar o cãozinho novo em um lugar seguro e isolado dos outros (ou outros), sempre com a sua própria panelinha de comida, água e paninho para dormir.

Algumas dicas gerais para introduzir novos animais a casa:

  • Não interfira caso o cachorro mais velho esteja pegando no pé do menor, isso faz parte;
  • Tente sempre mostrar que o mais velho possui mais privilégios que o novo, brincando com ele mais e o alimentando primeiro;
  • Cães da mesma raça costumam se dar melhor, apesar de não ser uma regra absoluta;
  • Cães do mesmo sexo tendem a brigar mais, portanto, tentar adotar um casal pode ser uma boa ideia;
  • Terriers são menos pacientes com animais do mesmo sexo, além de não ser recomendado deixa-los com mais de uma fêmea;