Como brincar de cabo de guerra com o cachorro

Olá amigos amantes dos animais, tudo bem? Aqui é o Doutor Viana! Muito prazer em tê-los no nosso blog. Você provavelmente gosta de brincar com o seu cachorro, certo? Uma das brincadeiras mais comuns é o cabo de guerra com o cachorro.

Esta é uma brincadeira divertida e fácil e que o animal realmente adora. Porém, muitos especialistas recomendam cuidado ao realizar esta atividade com o seu pet, afinal ele pode se tornar agressivo e muito competitivo.

Como brincar de cabo de guerra com o cachorro

É preciso saber como brincar de cabo de guerra com o cachorro. Confira algumas dicas para você sempre ter uma atividade saudável para fazer com o seu animal de estimação.

Siga as regras do cabo de guerra com o seu cachorro

Antes de brincar de cabo de guerra com o animal, lembre-se de seguir algumas regras simples. As regras servem para evitar que a brincadeira passe dos limites e que o cachorro desenvolva comportamentos indesejados.

  • Ensine o comando de “soltar” antes de começar a brincar – Esse comando vai ajudar a garantir que o jogo vai acabar na hora necessária. É preciso ter a certeza de que o cachorro vai soltar o brinquedo ou a corda se as coisas saírem de controle. Garanta que o seu pet saiba o comando “solta” antes de tentar brincar de cabo de guerra.
  • Escolha um brinquedo adequado para a brincadeira – O brinquedo deve ser durável e flexível. A melhor escolha são os feitos de material emborrachado ou especiais para cabos e guerra, com o uso de cordas. O importante é que a sua mão fique longe da boca do cachorro para evitar mordidas.
  • Brinque em um lugar com bastante espaço – Quem já brincou de cabo de guerra sabe que é uma brincadeira que pode fazer uma certa bagunça. Portanto, tenha a certeza de que não há como você ou o seu cachorro se machucar durante a atividade.

O que esperar da brincadeira

Durante a atividade o cachorro pode ficar animado e rosnar. Isso é algo normal, já que o cabo de guerra é uma brincadeira que mexe com os instintos predatórios do cachorro. Mas se ele ficar animado demais e você se sentir ameaçado, é hora de ordenar que a brincadeira pare.

Se em algum momento os dentes do cachorro entrarem em contato com a sua mão, pare a atividade imediatamente, recolha o brinquedo e espere pelo menos um minuto. Se o cachorro permanecer calmo neste tempo, pode voltar a brincar, mas se ele se manter agressivo ou animado demais, espere por mais tempo.

É uma boa ideia deixar o cachorro vencer no final (deixar ele puxar o brinquedo). Se o animal não vence, ele pode se frustrar e ficar ansioso e agressivo com o tempo.

Gostou das nossas dicas para brincar de cabo de guerra com o cachorro? Se você precisar de ajuda com o seu pet, saiba que pode sempre contar com a Clínica Veterinária Granja Viana. Temos um hospital 24h pronto para atender você e o seu melhor amigo peludo!