Cachorro resfriado – O que fazer?

Olá amigos e amigas dos animais, tudo bem? Quando vem chegando o inverno, já é possível notar os sinais das mudanças climáticas. Nesse período muita gente acaba ficando resfriado e isso não é diferente dos cachorros. Um cachorro resfriado pode não ser algo comum, mas é algo que devemos prevenir e tratar nos nossos melhores amigos.

Confira um pouco mais sobre essa condição, quais os sintomas e como é o tratamento da doença.

O resfriado canino, cujo o nome correto é Traqueobronquite Infecciosa Canina, também chamada de tosse de canil, pode se desenvolver para um problema mais grave se não for tratado de forma correta. A transmissão ocorre através do contato do cachorro sadio com um cachorro infectado. Quando não tratado um cachorro resfriado pode desenvolver um quadro de pneumonia, que pode levar à morte.

Cachorro resfriado – principais sintomas

O resfriado em cães tem sintomas bem parecidos com o resfriado dos seres humanos. A primeira mudança fica por conta do comportamento. Assim como os humanos, os cães ficam mais desanimados e preferem tirar longas sonecas ao invés de pular e brincar.

Depois da letargia começam a surgir tosses e espirros. Essa é a fase mais fácil de identificar do resfriado em um cachorro. A partir deste momento é importante levar o animal ao veterinário. Quando no auge do resfriado, o animal vai desenvolver febre alta e pode estar correndo risco de ter complicações graves.

Tratamento do resfriado em cães

O tratamento deve ser feito por médicos veterinários. Como já falamos, o resfriado pode facilmente evoluir para uma pneumonia, condição que pode ser fatal. Portanto, ao identificar qualquer sinal do resfriado, procure um veterinário.

O tratamento vai exigir um acompanhamento dos donos, com a administração de remédios. Também é importante cuidar do cãozinho com atenção especial, evitando banhos frios e que ele fique em temperaturas baixas.

Prevenção da tosse de canil

A tosse de canil passa de um cachorro resfriado para um cachorro saudável através do contato direto. Por isso é importante vacinar o cachorro contra o vírus que causa os problemas respiratórios e caracterizam o resfriado.

A vacina é aplicada em duas doses com repetição anual. Apesar da vacina ser uma excelente forma de prevenção, é preciso também limitar o contato dos cachorros com outros animais de origem desconhecida.

Outra dica importante é diminuir a quantidade de banhos do cachorro durante os períodos com temperatura menor. Se o cachorro fica no quintal, tente deixar a casinha dele a mais quentinha possível com cobertores e panos. Raças pequenas e com pouco pelo podem aproveitar roupinhas e moletons para cachorros.

Ter um cachorro resfriado pode ser um pouco assustador, mas com a equipe veterinária certa do seu lado, o seu amigo de quatro patas vai voltar a ter saúde plena!

Conte com a clínica veterinária 24h Grana Viana para garantir a melhor recuperação do seu cãozinho! Entre em contato com a gente e conheça a melhor equipe veterinária da região.